Receba notícias sobre residência médica e revalidação de diplomas, além de materiais de estudo gratuitos. Sendo assim, quem opta por essa área pode prestar atendimento ambulatorial, em consultório, pode atuar na emergência ou como hospitalista . Cadastre-se Grátis na prevenção, diagnóstico e no esquema terapêutico não cirúrgico dos pacientes. Diferente do que muita gente pensa, o clínico geral não é um médico sem especialização. A Clínica Geral, ou Medicina Interna, como é conhecida aqui no Brasil, é na verdade uma especialidade. Recomenda-se que esse médico permaneça algum tempo sob supervisão, a fim de adquirir experiência que admita prática segura para o paciente.
- Vânia, por exemplo, trabalha como médica de pronto-atendimento, intensivista e hospitalista.
- Pois saiba que o clínico geral é o médico que deve ser procurado quando estiver nesse tipo de situação.
- Trata-se do profissional que, no geral, recebe o paciente que chega a uma unidade de saúde, faz um diagnóstico inicial e, se necessário, encaminha a pessoa para um atendimento mais focado no seu problema.
No complexo ambiente médico de hoje, os internistas se envolvem nos cuidados de seus pacientes e gerenciam problemas médicos difíceis associados a esse cuidado. É por essa razão que o médico internista (ou clínico médico) deve ser o seu primeiro contato em busca da melhora do seu estado de saúde. Em geral, ele é o profissional buscado para o primeiro contato do paciente com a clínica quando este apresenta queixas médicas. A consulta com o clínico geral ajuda para a prevenção de doenças e evita consultas desnecessárias com médicos de outras especialidades. Afinal, não é preciso consultar um neurologista para tratar a dor de cabeça causada por um resfriado. Além disso, o clínico geral indica vacinas, faz avaliações antes de cirurgias e antes do início de atividades físicas.
Avaliação Pré-operatória
Dessa forma, ele aborda não somente a doença em si, mas os aspectos sociais, econômicos e estilo de vida. Algumas pessoas têm dúvidas sobre a atuação de um clínico geral e um médico generalista. Agora que já entendemos a diferença entre um Clínico e o MFC, vamos entender o Médico Generalista. Entre as principais diferenças, além das que citamos acima, o Clínico Geral não tem o cuidado de olhar o paciente levando em consideração seu contexto familiar, por exemplo. Diferente do médico de família, que atende problemas gerados pela própria família, bem como pode atender todos os familiares, desde bebês até idosos. Já sentiu dores de cabeça, na barriga ou em qualquer parte do corpo e não soube muito bem em qual médico especialista ir?
Recorrer Sempre Ao Mesmo Profissional Permite Melhor Avaliação Verdade
Para tornar a sua jornada de saúde mais ágil, organizada e acolhedora, o Grupo NotreDame Intermédica criou o Programa Médico+, no qual um médico generalista faz um atendimento focado na Atenção Primária à Saúde e trata do paciente como um todo. Com todo o histórico de saúde em mãos, este profissional pode auxiliar em um tratamento mais assertivo, pedir qualquer exame de rotina e de prevenção, e tratar a maioria dos sintomas. Curiosamente, o profissional de clínica médica é muitas vezes confundido com o médico generalista, que é o profissional de medicina que não fez nenhum tipo de especialização.

Por fim, o clínico precisa fazer o devido registro no Conselho Regional de Medicina para, então, ter a oportunidade de atuar na sua área como médico. Portanto, quando se tem dúvida sobre algo que não está bem em relação à saúde, o paciente recorre a um clínico geral. Durante o primeiro ano, é necessário participar de pesquisas clínicas e da produção de trabalhos científicos. Ao final dessa primeira etapa, o aluno deve dominar a anamnese e o exame clínico geral.
